Blog C4 Sales

Aqui você encontrará conteúdos feitos com todo capricho para ajudar com as reflexões e soluções práticas para o dia a dia de vendas e da gestão comercial.

Como criar e apresentar propostas técnicas

A criação de propostas técnicas requer um entendimento claro da necessidade do seu cliente para uma boa compreensão da solução proposta. Escrever o conteúdo técnico de uma proposta pode ser cansativo e demorado, mas bem feito pode resultar em um novo projeto e/ou cliente.

Apresentar propostas técnicas eficazes é uma habilidade essencial para fechar os contratos que você tanto quer e como aqui na C4 Sales já construímos algumas bem legais, quero hoje te dar algumas dicas de como criar e apresentar propostas técnicas que farão te vender mais.

Resumo:
O que são propostas técnicas?
Criando uma proposta técnica
Ponto de atenção na sua proposta técnica
Conclusão

O que são propostas técnicas?

A construção da sua proposta consiste na transformação de detalhes técnicos em uma proposta persuasiva, lançando sua proposta de serviço. Não é possível vender algo que não está na proposta. Tudo que você adicionar nesta apresentação de proposta, seu cliente vai prestar atenção e pode te cobrar futuramente, por isso, é importante pensar em cada etapa da criação e apresentação para que tudo esteja falando a mesma língua e seja entregável.

Dentro da sua apresentação é o momento ideal para demonstrar todo o seu conhecimento e expertise, destacar o valor da sua solução e convencer os clientes de que você é a melhor opção para atender às suas necessidades específicas.

Para isso, é preciso estudar. Você precisa entender todo o cenário que envolve o seu cliente e como você vai solucionar a dor dele. Ao idealizar sua proposta técnica, entenda que não se trata apenas de uma pessoa, mas de outras que também estão envolvidos, como por exemplo: tomadores de decisão, CFO, financeiro para liberar o investimento…

“Ta Cassiano, mas o que isso tem a ver?” Tudo! Conheça e ouça todas as partes envolvidas, entenda sobre as dores e sonhos ao que tange o universo do produto, serviço ou projeto customizado que se vende.

As vezes é melhor gastar mais tempo para mergulhar e conhecer por completo o contexto e a percepção das partes do que já iniciar no automático. Ambos os lados querem uma transformação e uma entrega de alto valor, só assim será possível começar a traçar sua proposta matadora.

Criando uma proposta técnica

Vamos lá! Como costumo repetir, aqui na C4 Sales a nossa consultoria é mão na massa, então, já quero aqui te dar dicas para você já começar a colocar a mão na massa e construir uma proposta ainda melhor para o seu negócio.

Compreenda as necessidades e objetivos do cliente:
Antes de começar a criar uma proposta técnica, é fundamental entender as necessidades e objetivos do cliente em profundidade – por isso a etapa de diagnóstico é tão importante para nós. Realize uma análise detalhada do problema ou desafio que o cliente enfrenta e identifique como você resolveria os problemas de maneira eficiente. Quanto mais compreendermos o contexto e as expectativas do cliente, mais personalizada será a nossa proposta. Personalização é importantíssimo!!!
Estruture sua proposta de forma clara e organizada:
Uma proposta técnica bem estruturada é essencial para garantir que todas as informações importantes sejam apresentadas de maneira clara e organizada. Comece com uma pequena introdução ao seu respeito e sua trajetória profissional. Em seguida, comente um pouco sobre seus clientes e como você tem experiência no segmento e já ajudou com os desafios que eles enfrentaram. Resuma o problema detectado e descreva brevemente a solução que você pode oferecer. Por fim, divida a proposta em seções lógicas, abordando aspectos como escopo do projeto, metodologia, cronograma, equipe envolvida, orçamento e etc. Certifique-se de usar títulos e subtítulos para facilitar a leitura e a compreensão e não exagere nas cores, elementos e quantidade de texto.
Qualifique seu projeto destacando entregas de valor:
Em uma proposta técnica, é crucial destacar o valor do seu serviço e como ela se diferencia das alternativas disponíveis. Descreva os benefícios que o cliente obterá ao optar pela sua solução técnica, como aumento da eficiência, redução de custos, melhoria da qualidade, ganho de competitividade, uma abordagem inovadora que resolverá seu problema de forma mais eficiente, econômica e sustentável do que qualquer outra solução disponível no mercado, demonstre sua combinação de conhecimento técnico avançado e visão estratégica. Além disso, deixe claro que o seu compromisso com o sucesso dele não termina após a implementação. Ofereça um suporte abrangente e contínuo para garantir que ele aproveite ao máximo o seu serviço. Isso pode incluir: treinamentos personalizados, assistência técnica 24 horas por dia, 7 dias por semana, atualizações regulares e uma equipe dedicada pronta para ajudar em todas as etapas. A prova social também é indispensável, então, use estudos de caso, exemplos práticos e estatísticas relevantes para respaldar suas afirmações e demonstrar seu histórico de sucesso.

Utilize uma linguagem clara e acessível:
Embora a proposta técnica envolva termos técnicos e conceitos complexos, é importante utilizar uma linguagem clara e acessível. Evite jargões desnecessários e torne a proposta compreensível para um público não técnico, caso haja pessoas envolvidas na tomada de decisão que possam não ter o mesmo conhecimento técnico que você. Explique os termos técnicos de forma simples e forneça definições, se necessário.
Apresente visualmente sua proposta:
Uma proposta técnica visualmente atraente é mais impactante e ajuda a transmitir suas ideias de forma clara. Utilize gráficos, tabelas e imagens relevantes para ilustrar conceitos, dados e resultados esperados. Crie um layout limpo e profissional, com uma combinação adequada de texto e elementos visuais, para tornar a proposta mais agradável de ler e visualmente atraente.

Pratique e aperfeiçoe sua apresentação:
Apresentar sua proposta técnica de forma clara e convincente é tão importante quanto a própria criação da proposta. Pratique sua apresentação antes de se encontrar com o cliente, certificando-se de que está familiarizado com todos os detalhes e pode transmitir confiança e entusiasmo. Utilize recursos visuais, seja claro e conciso e esteja preparado para responder a perguntas e objeções.

Cybersecurity ecosystem

The Data Security Council of India has forecast that the cybersecurity ecosystem will expand up to a point where nearly one million professionals will be required by 2025. Additionally, the demand for cloud security skills is estimated to grow by 115% between 2020 and 2025, representing almost 20,000 job openings, Narayan added.

An extensive exercise in reskilling and/or upskilling the existing workforce, believe staffing experts, is one of the ways that telcos can future proof their work.

Indian mobile phone operators are expected to at least double their investments on network security with the 5G roll out expected to spark a surge in network vulnerabilities, which assume critical importance especially for enterprises.

However, it is already proving to be a challenge for telcos to have robust security teams.

Bharti Airtel, for example, has been preparing for 5G roll out by upskilling its professionals and offering them certification courses such as CCNA (Cisco Certified Network Associate) and CCNP (Cisco Certified Network Professional). The courses are offered based on skill and eligibility level free of cost.

Blog

Postagens Relacionadas

Quer acelerar vendas?

Vamos conversar